Skip to main content

COLEÇÃO ANDORINHAS

As andorinhas, são aves migratórias, que indicam a chegada da primavera e da época dos namoros. Estas aves, tão especiais, têm uma característica que as diferencia. Voltam, quase sempre, ao mesmo local onde já anteriormente fizeram o ninho e têm um único parceiro ao longo da sua vida!

O famoso artesão português, Bordalo Pinheiro, foi o primeiro a produzir as andorinhas de cerâmica, em 1881. Por se terem tornado num símbolo tão importante, depressa se tornou habitual a sua troca entre casais profundamente apaixonados. Um ato de amor, doce e delicado, nos tempos em que as demonstrações de afeto não eram tão visíveis como são nos dias de hoje. São, também, significado de harmonia e felicidade nos lares onde estas se encontram penduradas.

Existe, ainda, outra analogia. O povo português conhecido por ser aventureiro, que deixou a sua casa, para partir à descoberta de “novos mundos”, mas que no final acabava por voltar ao seu lar. Tal como a andorinha, apesar de ser uma ave migratória, que explora todos os recantos do mundo, uma vez por ano, volta sempre ao seu ninho original e porque não presentear aquela pessoa tão especial com uma andorinha tendo muitas por onde escolher, que vão alegrar quem as receber.