Skip to main content

COLEÇÃO SARDINHAS

Poucos pratos tradicionais identificam tanto Portugal como as sardinhas suculentas grelhadas lentamente que inspiraram gerações…
Durante séculos, as sardinhas desempenharam um papel importante nos hábitos alimentares portugueses. Tradicionalmente, estavam associadas às classes menos favorecidas, que esfregavam este peixe gordo no pão para aumentar o sabor e “fazer o peixe render”. Hoje em dia as sardinhas continuam a ser um dos peixes mais acessíveis em Portugal, mas são consideradas uma iguaria e apreciadas por todos.

Mas as sardinhas não são apenas uma forma de satisfação culinária para os portugueses! Da cerâmica tradicional à cultura pop urbana mais contemporânea, este peixe maravilhoso também inspirou criativamente várias formas de expressão artística.

Este pequeno peixe também está profundamente enraizado na língua portuguesa. Menções de sardinhas estão presentes em canções de fado de artistas como a Amália Rodrigues. Vários provérbios populares utilizados pelos portugueses também incluem sardinhas, tais como estes exemplos:
“Cada um puxa a brasa à sua sardinha”, uma frase usada para justificar alguém que está a cuidar dos seus próprios interesses.
“A mulher e a sardinha querem-se pequenina”, um provérbio tradicional que alude ao facto de, historicamente, as mulheres portuguesas serem conhecidas por serem baixas e as sardinhas serem mais saborosas quando são pequenas.
Portugal é um país lindo repleto de pormenores deliciosos!